terça-feira, 6 de março de 2012

Muitas fotografias!

Estão disponíveis mais de 400 fotos do ENDIBA na pasta das fotos, na caixa dos Documentos para descarregar!

Continuar o ENDIBA: parte 1

O ENDIBA foi de verdade uma aventura, e uma aventura para ser feliz! Agora é bom que a vida ali vivida te possa ajudar a construir um projecto +, um projecto de felicidade, com todos aqueles valores e atitudes em que foste pensando... e escrevendo!

Mas o ENDIBA não acabou... ou melhor: a Aventura de ser feliz, é uma aventura que não acaba nunca! Manter vivo este desejo de felicidade pode passar também por três formas de continuar o ENDIBA. A primeira é manter os contactos a funcionar!

O grupo recebeu uma carta-estrela cadente no final da actividade: pega nesses contactos e em grupo enviem uma mensagem a toda a gente a contar o que viveram, sentiram, aprenderam... contem os vossos projectos e aventuras, convidem para outras actividades que possam organizar na paróquia, etc....

Continuar o ENDIBA: parte 2

A segunda maneira é realizares, com o teu grupo, o projecto final, pensado no ENDIBA. Depois, partilhar o que resultou com toda a gente, através deste blog... Um pequeno texto e umas fotos para ilustrar a vossa actividade, juntar tudo e enviar!

Continuar o ENDIBA: parte 3

A terceira forma é partilhares a tua avaliação, as tuas fotos, os teus textos e projectos...! Podes enviar tudo o que quiseres para o mail: catequeseleiria@gmail.com

Esses materiais serão depois disponibilizados neste blog. Também podes deixar um comentário por aqui....

segunda-feira, 5 de março de 2012

Uma aventura para continuar


843 adolescentes do 7º ano da catequese da Diocese de Leiria-Fátima, de 51 paróquias, organizados em 112 grupos, e acompanhados de 175 catequistas formaram o colorido humano desta Aventura!


O ENDIBA – Encontro Diocesano das Bem-aventuranças começou com o tempo a ameaçar chuva, e ela veio de facto! Mas não apagou a alegria e a vitalidade de todos os adolescentes que começaram por encher todos os cantos da igreja paroquial de Albergaria dos Doze onde o Sr. D. António Marto presidiu à celebração da Eucaristia. Na missa, o Bispo revelou a sua alegria por participar neste encontro e recordou, com a ajuda da história do Principezinho, que é importante ter um coração bonito, capaz de ver o que é invisível aos olhos, e incentivou à vivência dos valores das Bem-aventuranças.

Logo de seguida, os grupos percorreram o Asteróide B612, descobrindo os 8 pontos cardiais com grandes questões: Quem sou eu? Porque nasci? O que me faz feliz? Quem quero ser? Como vivo no meu corpo? Quem é importante para mim? Qual o meu lugar no mundo? Quem é Deus para mim?

Reconhecido o Asteróide das questões essenciais, era tempo de partir em busca das respostas. Depois de uma paragem na base de lançamento e dos abastecimentos, a tarde foi feita de uma viagem pelos 8 planetas das bem-aventuranças. Em cada planeta, através do jogo, uma personagem incarna uma bem-aventurança e aponta um caminho de felicidade que vai para além das respostas mais habituais da sociedade actual…

No caderno pessoal, cada adolescente vai anotando os valores e atitudes que descobre como essenciais para o seu projecto pessoal de felicidade.

Ao chegar ao fim do percurso, e após uns pingos para refrescar, estão no planeta Terra: lugar para olhar para todo o caminho feito e para fazer com o seu grupo um projecto comunitário – ao voltar para a sua paróquia, o que é que o grupo pode fazer?

No encerramento, cada grupo é portador de uma carta-estrela cadente com os contactos de outro grupo para poder continuar a partilha das actividades vividas. E é em ambiente de festa que termina… e esperamos que continue!

Fotos do ENDIBA

Primeiras fotos do ENDIBA disponíveis AQUI.

Entretanto, esperamos disponibilizar muito mais fotos!